A constante reinvenção do varejo e suas novas tendências estão no centro das discussões do LATAM Retail Show. Em 2019, o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina proporcionará ao público do congresso e expo gratuita a experiência de compra por reconhecimento facial. Para isso, foi utilizada a tecnologia Certiface, solução pioneira desenvolvida pela Oiti Technologies, empresa que compõe o ecossistema do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

“Os consumidores estão cada vez mais familiarizados com a biometria, pois a consideram mais rápida e mais confiável, do que ficar memorizando inúmeras senhas. Apesar de se tratar de uma tecnologia relativamente nova, ultimamente ela vem sendo aplicada em quase todos os setores, ação que demonstra o interesse e a boa aceitação dos usuários. Essa inovação está entre as grandes tendências de meios de pagamento em um futuro bem próximo”, explica Marcelo Honda, diretor-executivo da Oiti Technologies.

Sem que seja preciso realizar download de nenhum aplicativo, os participantes que se inscreverem no LATAM Retail Show receberão um link e serão direcionados para um ambiente digital onde deverão cadastrar uma selfie no banco de dados. Em seguida terão um crédito para utilização única e exclusiva nos três dias do evento para a compra de um dos snack box disponíveis no estande Facial Payment Experience.

Durante o LATAM Retail Show, basta se dirigir ao estande, solicitar o box de preferência e validar a compra com o rosto. O público poderá escolher entre marcas como Bauducco, Biscoito Crek Crek, Levy, Heineken e Nutty Bavarian. Outras parcerias ainda estão sendo fechadas para aumentar o leque de opções.

“O principal diferencial dessa ação com relação a qualquer outro sistema de pagamento é zerar o atrito. Geralmente a pessoa tem de pegar o cartão, colocar na maquininha, lembrar e digitar a senha. Ou pegar o dinheiro e esperar o troco. Dessa forma você cria uma fluidez no momento de pagamento para quem recebe. Além disso, o tempo que se economiza reduz a possibilidade de um cliente insatisfeito na fila, por exemplo”, ressalta Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra. “As marcas participantes consideraram muito positivo associar sua imagem com algo ultramoderno. Além disso, a ação representa uma oportunidade de aprendizado, pois estão todos curiosos para entender a funcionalidade da experiência”, complementa.

Pesquisas da Visa, em parceria com a AYTM Market Research, mostraram que, em 2016, 70% dos usuários brasileiros se sentiam à vontade para pagar suas contas com informações biométricas. Em 2017, esse índice saltou para 85%. De acordo com estimativas da empresa de pesquisa ABI Research, o mercado de reconhecimento biométrico deverá alcançar, globalmente, 30 bilhões de dólares em 2021.

O Certiface visa trazer uma melhoria nas relações de segurança e confiança entre as empresas e seus clientes. Possui hoje um banco de dados com o objetivo de identificar o titular dos dados para protegê-los de possíveis fraudes. Além de diminuir a inadimplência e custos, melhora as vendas e a experiência do cliente.

A tecnologia foi incorporada pelo Banco Original que combina imagens analisadas por algoritmos. O aplicativo do Original utiliza a câmera frontal do celular, seja ele Android ou iPhone, para autorizar transações, como pagamento de boletos e transferências entre contas. Esta tecnologia é uma alternativa ao atendimento humano em agências.

O pagamento por reconhecimento facial é uma realidade na China. O gigante asiático já possui até uma na rua comercial Wuma, na cidade de Wenzhou, na qual todos os pedestres que desejam pagar suas compras, poderão fazer com o sistema de reconhecimento facial. O sistema é fruto de um acordo entre as autoridades locais, o gigante do comércio eletrônico Alibaba e uma companhia de propriedade do fundador da Alibaba, Ant Financial.

Considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, o LATAM Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações e conteúdos inéditos, distribuídos em três dias de expo e congresso. O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com diversas atrações gratuitas, como a Arena Mercado & Consumo, a competição Start me UP, o espaço de inovação no varejo, o megafórum e muito mais. Outro destaque desta edição será a Retail Real Estate Expo, maior feira dedicada a pontos comerciais, shopping centers e expansões varejistas da América Latina.

Por meio de formatos variados e inéditos, divididos por temas de interesse, os assuntos abordados no LATAM Retail Show serão focados em: evolução do varejo, ecossistema de negócios da China, omnichannel, cultura, liderança, inovação, jornada do consumidor, data analytics, mercado imobiliário, eficiência operacional, shopping center, strip malls, estratégia de distribuição, meios de pagamento, blockchain, big data, entre outros.

Leia a matéria original em: Negócios em Foco

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseEnglishSpanish
%d blogueiros gostam disto: