Assim como em qualquer empreendimento, o estilo de cultura e de liderança nas franquias variam de rede para rede. Quando as práticas e valores de um negócio se alinham com os objetivo de lideranças que realmente sabem transformar, os resultados aparecem.

É o que mostra a sexta edição do estudo “Top 25 do Franchising Brasileiro”, realizado pelo Grupo Bittencourt. A consultoria em franchising antecipou a pesquisa a EXAME. O estudo será apresentado hoje (1), durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios, em São Paulo. O tema deste ano foi “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias”.

De 15 de julho a 14 de agosto, o questionário foi respondido por 300 franqueadoras de grande, médio e pequeno porte de todo o país, sendo que 95% dos respondentes estão em posições no alto escalão de gestão. Participaram franqueadoras dos setores de alimentação, beleza e bem estar, casa e construção, comunicação, entretenimento e lazer, hotelaria e turismo, informática e eletrônicos, limpeza a conservação, moda, saúde, serviços automotivos, serviços educacionais e serviços e outros negócios.

De acordo com Lyana Bittencourt, diretora executiva do grupo, a cultura organizacional forte traz resultados muito positivos para os negócios quando alinhada à estratégia e à liderança.

De forma inversa, também é possível melhorar o desempenho das empresas por meio da mudança de cultura — mas é preciso conhecer a cultura existente para só então começar a moldar e cultivar uma cultura alvo. Segundo a pesquisa, 61% das empresas já implantaram mudanças em sua cultura organizacional. “A mudança deve começar nas entranhas da companhia, e não nas ações de recursos humanos”, destaca Lyana.

Conheça as 25 franquias destaque do Brasil em cultura e liderança (em ordem alfabética). As informações foram apuradas pelo Grupo Bittencourt junto às franqueadoras:

1 — Arezzo

Fundada em 1972, a marca de varejo de calçados femininos fashion Arezzo tem mais de 356 lojas distribuídas em 180 municípios e está presente em todos os estados brasileiros.

2 — Bibi

Fundada em 1949, a Calçados Bibi produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 100 lojas.

3 — Casa Bauducco

Criada em 2012, a Casa Bauducco tem mais de 50 unidades distribuídas em São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro (capital e Niterói), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vila Velha (ES), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Balneário Camboriú (SC). O espaço traz na decoração a história da Família Bauducco. Ao todo, são mais de 70 iguarias à disposição.

4 — Casa do Construtor

A Casa do Construtor é uma rede de franquias para construção civil, no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte. Com 25 anos no mercado, tem atualmente 250 unidades e 150 franqueados. A rede tem como meta atingir mil lojas até 2025.

5 — Caverna do Dino

Criada em 2006, a Caverna do Dino oferece soluções para o enxoval do bebê e moda infantil. A marca possui mais de 40 lojas espalhadas pelo país.

6 — Chilli Beans

Rede especializada em óculos e acessórios, a Chilli Beans tem mais de 800 pontos de venda no Brasil e em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, México, Bolívia e Tailândia.

Meia matéria na íntegra em: Exame

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseEnglishSpanish
%d blogueiros gostam disto: