A rede de franquias Espetto Carioca desenvolveu um projeto de reformulação de seu cardápio, em parceria com a GS&Libbra, unidade especializada em foodservice que integra o ecossistema de negócios do Grupo GS& Gouvêa de Souza. O processo de mudança foi baseado em três pilares: alinhamento com o negócio, preferências dos clientes e tendências gastronômicas. A rede de restaurantes sediada no Rio de Janeiro foi lançada há oito anos. Conta atualmente com 33 unidades que operam em quatro estados e quatro novas lojas em fase de implantação.

“Um projeto que muito nos orgulha, pela seriedade com que a rede dedicou tempo, atenção e esforços para que tudo acontecesse. Foi uma grande composição. Temos nossa metodologia para desenhar os caminhos, mas ouvindo o cliente e somando competências, criamos um projeto de reengenharia de cardápio que já sinaliza bons resultados desde o começo”, destacou Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra.

A reformulação do cardápio do Espetto Carioca foi realizado por meio de um projeto integrado, que envolveu consultores, times de produtos, operações, marketing, treinamento, franqueados e diretoria. Após seis meses, foi iniciada a “virada” do cardápio nas unidades. De acordo com Cristina, a mudança já pode ser notada nos números. “Os produtos introduzidos obtiveram grande aceitação e eu atribuo à tríade: ótimo produto, ótima execução e ótima comunicação. Num momento em que o mercado de alimentação fora do lar cresce na casa de 4% (fonte: Pesquisa CREST | GS&NPD) esse é um grande feito, já que a rede atingiu quatro vezes esse percentual”, afirmou a executiva.

Entre as mudanças implementadas pelo restaurante estão o lançamento de sanduíches, saladas e sobremesas, a fim de atender o consumidor em diferentes momentos de consumo. Foi realizada também uma completa revisão do cardápio, tornando as opções mais alinhadas às tendências gastronômicas e chamando a atenção do consumidor. Os espetinhos foram modificados, com a introdução de novas formas de combinação e apresentação. Eles se mantém entre as preferências dos clientes, juntamente com as cervejas, drinks e chopps. Por fim, foram introduzidos no cardápio chás gelados feitos com infusões 100% naturais, trazendo para os clientes mais uma opção de bebidas.

“A reengenharia de cardápio é um processo vivo na busca de superar os desafios de inovação, competitividade e lucratividade para o foodservice. Buscamos nesta parceria junto a GS&Libbra o desenvolvimento de uma metodologia perene, pautada em dados, para que os critérios analíticos estabelecidos pudessem ser acompanhados e geridos periodicamente. Afinal, o cardápio é um fator crítico para o sucesso do nosso negócio”, disse Milena Massonetto, CEO e diretora-executiva do Espetto Carioca.

“Construímos um legado e seguiremos a partir deste conhecimento e método rumo à segunda versão, que será lançada em dezembro, ampliando os resultados almejados. A nossa busca foi mais do que obter resultados imediatos, mas construir uma inteligência que nos permita seguir competitivos e fortes rumo ao desenvolvimento e crescimento da marca”, resumiu Milena.

Matéria original publicada em: JRS Digital

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseEnglishSpanish
%d blogueiros gostam disto: