Conteúdo atualizado em 17/12/2024 por Kate Moraes
Nesta semana, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, escreveu o artigo “Afinal, Black Friday é positiva ou negativa para o varejo? Tem alternativa?” para a sua coluna Momentum na Mercado&Consumo. No texto, o executivo reflete sobre os impactos da Black Friday para o varejo. O artigo analisa se a data promocional, que se tornou um fenômeno global, realmente traz benefícios para as empresas ou se as perdas em rentabilidade e margens superam os ganhos com o aumento das vendas.
O impacto da Black Friday no varejo: vantagens e desafios
O conceito de Black Friday, que surgiu nos Estados Unidos para impulsionar as vendas de final de ano, ganhou dimensões globais, sendo cada vez mais explorada no Brasil e em outros países. Contudo, o apelo de descontos atrativos não vem sem desafios. Marcos Gouvêa explica como a data gera uma antecipação das compras de Natal, mas também questiona se esse “sacrifício de margens” realmente vale a pena para as empresas a longo prazo.
Crescimento das vendas e novas tendências: E-commerce e Pix no Brasil
Além disso, o artigo de Marcos Gouvêa também explora a evolução da Black Friday ao longo dos anos. Ele destaca o crescimento das vendas tanto no e-commerce quanto no varejo físico, com dados recentes, e a crescente relevância do pagamento por Pix no Brasil durante o período. Essas tendências refletem mudanças no comportamento do consumidor e nas estratégias de pagamento, com o Pix mostrando um aumento significativo, impactando as métricas de vendas durante a Black Friday.
Alternativas para o varejo: mudar ou se adaptar?
O artigo também questiona se o varejo está fadado a se adaptar às mega promoções, como a Black Friday, ou se existem alternativas viáveis para reduzir os impactos negativos sobre as margens de lucro. Será que existe uma forma de criar estratégias promocionais mais eficazes, sem comprometer tanto a rentabilidade? Marcos Gouvêa reflete sobre a possibilidade de mudança e os desafios de se tentar alterar hábitos profundamente enraizados no comportamento do consumidor.
Leia o artigo completo aqui.