Conteúdo atualizado em 10/02/2025 por Kate Moraes
Nesta semana, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, escreveu o artigo “Reflexões sobre liderança pós-IA. Em especial no varejo” para a coluna Momentum da Mercado&Consumo. No texto, ele compartilha suas análises sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) no comportamento e na gestão das lideranças, com foco no setor de varejo.
O executivo destaca que os desafios para líderes aumentam em um cenário de transformação digital e empoderamento individual, que vai além da comunicação interativa e multidirecional. A relação entre trabalho, carreira e expectativas está em constante mudança, o que exige das lideranças um olhar mais atento para temas como sustentabilidade, diversidade e a entrega de resultados.
Além disso, o texto explora como, especialmente no varejo e na hospitalidade, a IA traz desafios adicionais, como a intensa interação com consumidores empoderados e a dificuldade de aplicar modelos de home office nesses setores.
Gouvêa aborda também a importância da liderança situacional, ou seja, a adaptação do modelo de liderança conforme o perfil e a maturidade do colaborador, algo ainda mais essencial no contexto da rápida mudança no comportamento dos liderados.
Por fim, ele reflete sobre a transformação dos modelos organizacionais, que precisam ser mais flexíveis e ágeis para garantir resultados consistentes em um ambiente de negócios cada vez mais imprevisível, impulsionado pela Inteligência Artificial.
Leia o conteúdo completo aqui.