Conteúdo atualizado em 10/04/2025 por Kate Moraes
O cenário econômico global está passando por uma nova fase de instabilidade, com impactos diretos e relevantes no comportamento do consumidor e na dinâmica do varejo. Em seu mais recente artigo “Apertem os cintos: estamos atravessando zona com turbulência de moderada a forte e seus impactos no consumo e varejo”, publicado na coluna Momentum, na plataforma Mercado&Consumo, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, analisa como essa “zona de turbulência”, que vai de moderada a forte, exige atenção redobrada por parte de empresas, marcas e varejistas.
O executivo destaca que não se trata apenas de uma questão econômica. Há uma combinação de fatores geopolíticos, tecnológicos, sociais e comportamentais que estão moldando um novo ambiente de negócios. Neste contexto, navegar com clareza estratégica, agilidade e sensibilidade às mudanças se torna essencial para quem deseja se manter relevante.
No artigo, ele ainda explora como a inflação, os juros elevados, o endividamento das famílias e as incertezas globais estão impactando diretamente o bolso do consumidor — e, por consequência, desafiando o varejo a repensar suas estratégias.
É hora de ajustar o curso e preparar a tripulação. As turbulências podem até ser inevitáveis, mas, com visão e preparo, é possível atravessá-las e até encontrar novas oportunidades no processo.
Quer entender melhor os impactos dessa conjuntura e como se preparar para ela?
Leia o artigo completo no site da Mercado&Consumo.