Conteúdo atualizado em 17/12/2024 por Kate Moraes

Em um mercado competitivo, a capacidade de adaptação e inovação são essenciais para garantir a sobrevivência e o sucesso de uma empresa. Este é um fato que a Jequiti, a renomada empresa do Grupo Silvio Santos, reconheceu e abraçou ao buscar a parceria com a Gouvêa Consulting, uma das principais consultorias de negócios do País.

O projeto desenvolvido pela Gouvêa Consulting em conjunto com a Jequiti repensou completamente a estratégia de distribuição da empresa. Enquanto a Jequiti já era uma potência no segmento de venda direta, com seu catálogo de produtos amplamente reconhecido, havia uma questão crucial em jogo: era hora de expandir para novos canais? E quais seriam eles?

Objetivos ambiciosos, soluções estratégicas

Os objetivos do projeto eram claros e ambiciosos: revisar a estratégia de canais de distribuição, explorar novos modelos de negócios e, acima de tudo, impulsionar ainda mais o conhecimento e a relevância da marca Jequiti.

Com um foco determinado em aumentar a visibilidade, a capilaridade e o acesso ao consumidor, a Jequiti se viu diante de um desafio. Afinal, como a empresa poderia explorar novos canais e conquistar novos territórios?

O diagnóstico

A Gouvêa Consulting mergulhou fundo no universo da Jequiti e emergiu com importantes insights. A empresa tem uma alta participação de vendas em importantes categorias do segmento de Higiene Pessoal e Beleza, como fragrâncias e “body care”, um sinal promissor de aceitação e demanda pelos produtos da marca. Além disso, a qualidade Jequiti é indiscutível, sendo aclamada por todos os que conhecem seus produtos.

No entanto, ficou claro que a marca precisaria fortalecer sua presença em novos canais de venda e incentivar a experimentação de seus produtos. Era necessário um ajuste profundo nos processos, regras de negócios e, especialmente, na cultura organizacional, que havia sido moldada para o modelo de venda direta.

Caminhando rumo ao futuro: a transformação da Jequiti

Com base no diagnóstico elaborado, a Jequiti e a Gouvêa Consulting traçaram a estratégia mais adequada para a diversificação de canais. A marca Jequiti irá começar sua jornada em direção à criação de uma presença sólida em múltiplos canais, iniciando pelos canais perfumarias e farmácias, com uma nova força de vendas específica para estes canais. A estratégia visa promover a experimentação de seus produtos e gerar maior visibilidade para a marca. A estratégia desenhada visa também potencializar a sua rede de consultoras de venda direta, criando sinergias para que todo o ecossistema seja beneficiado com o aumento do acesso das consumidoras aos produtos Jequiti.

Além disso, a empresa embarcou em uma jornada de transformação interna, adaptando seus processos e cultura organizacional para abraçar a nova realidade do mercado. A colaboração entre a Jequiti e a Gouvêa Consulting não apenas impulsiona o crescimento da marca, mas também abre novas oportunidades de negócios e redefine seu papel no mercado de cosméticos.

Conclusão: uma história de sucesso e reinvenção

O caso da Jequiti e Gouvêa Consulting mostra a importância da adaptação e inovação no mundo dos negócios. Com uma visão clara, determinação e a parceria estratégica com a Gouvêa Consulting, a Jequiti prova que é possível transformar desafios em oportunidades e alcançar novos patamares de sucesso.

Autores

  • Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França. Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.

    Ver todos os posts
  • Rodrigo Catani é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa integrada a Gouvêa Ecosystem. Atua em consultoria de gestão empresarial há mais de 20 anos, com sólida experiência na liderança e execução de projetos nos segmentos de varejo, indústrias de bens de consumo e serviços. Suas áreas de expertise são: Estratégia de Distribuição, Otimização do “Go-to-Market”, “D2C”, Eficiência Comercial, Redesenho de Modelos de Negócios, Desenho de Jornadas do Consumidor e Integração entre canais físicos e digitais, incluindo Omnichannel. É graduado e pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV.

    Ver todos os posts

Conteúdos relacionados

Transformando desafios em oportunidades: o caso Seara e Gouvêa Consulting
Na dinâmica do mercado varejista nacional, a eficiência e a...
Leia Mais
Da moda aos dados: o caso da Sly Wear e Gouvêa Fashion Business
Com 1.200 pontos de vendas multimarcas e 30 anos de...
Leia Mais
Aproximando Telhanorte do consumidor
NOME: Grupo Saint Gobain / Telhanorte SETOR: Varejo SEGMENTO: Material de Construção LOCALIZAÇÃO:...
Leia Mais
Ir para o conteúdo