Conteúdo atualizado em 31/03/2025 por Kate Moraes
Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, escreveu esta semana o artigo “Aumenta o gap intenção x realidade dos omniconsumidores no varejo” para a coluna Momentum da Mercado&Consumo. O texto, publicado hoje, dia 31, explora o crescente distanciamento entre a intenção e o comportamento real dos consumidores no varejo, fenômeno conhecido como “gap de dissonância cognitiva”. No conteúdo, o executivo explica que as pessoas frequentemente se comportam de maneira diferente do que pregam, especialmente, em um contexto influenciado pelas redes sociais, onde há uma pressão para alinhar discurso e ação, mas nem sempre isso se reflete nas escolhas de consumo.
O artigo destaca que, enquanto as gerações mais jovens tendem a defender causas como sustentabilidade e diversidade, suas escolhas de compra nem sempre correspondem a esses valores. A busca por valor, exacerbada pela situação econômica, tem se tornado uma prioridade para muitos consumidores, o que explica o crescimento de canais como atacarejos e marketplaces. A dissonância cognitiva se torna mais visível à medida que os consumidores priorizam preços acessíveis em detrimento de práticas que defendem publicamente, como a sustentabilidade e a ética nas escolhas de consumo.
O diretor também analisa a importância de entender o comportamento real dos consumidores, em vez de se basear apenas nas intenções declaradas. Ele propõe que o varejo deve monitorar de perto as jornadas de compra, tanto no ambiente físico quanto digital, utilizando tecnologias como inteligência artificial e monitoramento de tráfego nas lojas.
Leia o conteúdo completo no site da Mercado&Consumo.