Conteúdo atualizado em 27/01/2025 por Kate Moraes

No dia 21 de janeiro, Rodrigo Catani, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, participou do programa Marcas Icônicas, transmitido pela Times Brasil (CNBC). O tema do episódio foi a trajetória da Coca-Cola, uma das marcas mais conhecidas no mundo. Durante a entrevista, Catani compartilhou visão sobre os principais fatores que contribuíram para o crescimento e a consolidação da marca no mercado global.

O reposicionamento da Coca-Cola: de medicamento a bebida para momentos de lazer

Rodrigo Catani iniciou a conversa destacando um dos principais pontos que marcaram a história da Coca-Cola: o reposicionamento do produto. Originalmente, a Coca-Cola era um tônico medicinal, mas passou a ser promovida como uma bebida associada a momentos de lazer e convivência. “Essa mudança do discurso nas campanhas publicitárias, enfatizando esse aspecto de prazer, de compartilhamento, de diversão, foi uma peça fundamental para que eles conseguissem transformar isso, e eles usaram isso muito fortemente nas campanhas, desde o início”, explica Catani. Isto ajudou a criar uma nova imagem para a marca, mais conectada ao cotidiano dos consumidores.

O impacto do design: a garrafa icônica da Coca-Cola

Outro fator importante mencionado pelo executivo foi o design da garrafa. Em 1915, a Coca-Cola lançou uma embalagem de vidro que se diferenciava das demais no mercado. “Eles queriam de fato fazer uma garrafa que fosse reconhecida em todos os lugares”, comenta Catani. Esse design inovador foi um marco na história da Coca-Cola e colaborou para o seu reconhecimento global.

A expansão da distribuição: como a Coca-Cola chegou a todos os cantos

O especialista também abordou a importância da distribuição para o sucesso da Coca-Cola. A marca, que inicialmente estava disponível apenas em farmácias, passou a ser vendida em diversos pontos de venda. “Se a gente pensar em distribuição, nem mesmo as marcas mais populares de cerveja, pensando aqui em Brasil, conseguem ter a capilaridade da Coca-Cola, porque ela está presente não só nos supermercados, nos bares, restaurantes, lanchonetes, redes de restaurantes, redes de fast food e nos independentes, que são os mais difíceis de chegar, mas também ela tem nas vending machines”, afirma Catani. A expansão da distribuição foi um diferencial competitivo que ajudou a marca a alcançar uma presença quase onipresente no mercado.

Relacionado  O Globo: Fim da jornada 6x1 teria impacto negativo no PIB de até 16%, diz estudo

A Coca-Cola como exemplo de sucesso no mercado global

Durante sua participação no programa Marcas Icônicas, Catani ofereceu uma visão detalhada de como a Coca-Cola soube aproveitar fatores como reposicionamento, design e distribuição para se tornar uma das marcas mais reconhecidas do mundo. Esses elementos ajudaram a marca a construir uma conexão emocional com seus consumidores e a se manter relevante por mais de um século.

O legado da Coca-Cola e suas estratégias de sucesso

A história da Coca-Cola é um exemplo claro de como uma marca pode se reinventar e se consolidar no mercado global. As estratégias de reposicionamento, design e distribuição foram essenciais para que a Coca-Cola se tornasse um nome familiar e alcançasse uma posição de liderança no setor.

Autor(a)

  • Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França. Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.

    Ver todos os posts

Conteúdos relacionados

Meio&Mensagem: Marcas chinesas avançam no Brasil e investem em produção local
Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, participou da reportagem “Marcas...
Leia Mais
Diário do Comércio: TriMais aposta no modelo superatacado e estreia com recorde de público na ZN
Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, contribuiu com sua...
Leia Mais
UOL: 14 perguntas que o empreendedor deve responder antes de ter uma franquia
Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, conversou com a...
Leia Mais
Ir para o conteúdo