Conteúdo atualizado em 22/04/2025 por Kate Moraes

Na manhã de hoje, 22 de abril, Patrícia Rodrigues, CEO da Benkyou, concedeu uma entrevista ao jornalista Eric Klein, no quadro Real Tech do jornal Real Times, transmitido pelo canal Times Brasil (CNBC).

Durante o bate-papo, a executiva trouxe uma visão estratégica sobre como a gamificação corporativa e os gêmeos digitais estão transformando a forma como empresas treinam, engajam e desenvolvem seus colaboradores — com foco em resultados reais.

Gamificação: engajamento que gera resultado

Segundo a CEO da Benkyou, a gamificação já é amplamente utilizada por empresas como uma solução eficiente para aumentar o engajamento, a motivação e, principalmente, o desempenho em vendas. Um dos cases citados foi o do Grupo Boticário, que aplica a metodologia há mais de seis anos com 3.400 colaboradores de operações, colhendo resultados significativos.

Além disso, por ser 100% virtual, a gamificação representa também uma redução de custos operacionais, otimizando treinamentos e evitando deslocamentos.

Gêmeos digitais e ambientes imersivos

Patrícia também destacou o uso de gêmeos digitais — ambientes virtuais que replicam instalações reais, como fábricas e centros de distribuição. Empresas como a Ibema, por exemplo, já utilizam esses mundos digitais para realizar a integração e capacitação de novos colaboradores, com ganhos expressivos na curva de aprendizagem, além da eliminação de custos com deslocamento e infraestrutura física.

Estes ambientes em 3D permitem simular operações críticas de forma segura e interativa, com feedbacks em tempo real, com quizzes e desafios — o que torna o processo de aprendizagem muito mais envolvente.

Treinamento que deixa de ser “chato”

Na entrevista, a executiva também falou sobre um dos maiores desafios na área de treinamento: o desinteresse dos colaboradores. Segundo ela, a gamificação estratégica é a resposta a esse problema. Ao transformar conteúdos técnicos em experiências lúdicas e imersivas, é possível criar ambientes de aprendizagem mais leves, motivadores e eficazes.

Relacionado  Transformando treinamento em experiência: o caso da Stefani e Benkyou

Uma tendência global

A relevância da gamificação no cenário corporativo vai além das fronteiras brasileiras. Patrícia citou um dado recente da Forbes: 40% das empresas listadas na Fortune 1000 já utilizam gamificação como parte das suas estratégias de gestão e desenvolvimento.

De forma personalizada, a Benkyou constrói estas experiências lado a lado com cada cliente — adaptando os mundos digitais ao perfil da empresa, da equipe e dos objetivos estratégicos.

Autor(a)

  • Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França. Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.

    Ver todos os posts

Conteúdos relacionados

Times Brasil (CNBC): Janice Mendes da Gouvêa Malls comenta inovações do SXSW
No dia 10 de março, Janice Mendes, sócia-diretora da Gouvêa...
Leia Mais
Times Brasil (CNBC): Cecília Rapassi da Gouvêa Fashion Business fala sobre as transformações no setor de Moda
Cecília Rapassi, sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, deu uma entrevista...
Leia Mais
Times Brasil (CNBC): Marcos Gouvêa comenta sobre Retail Trends, NRF e tendências do varejo
Ontem, dia 29, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, deu...
Leia Mais
Ir para o conteúdo