Eduardo Yamashita, diretor de Operações da Gouvêa Ecosystem, deu uma entrevista para reportagem “Supermercados regionais crescem e criam novos reis do varejo”, publicada em 11 de maio no jornal O Globo. O texto, assinado pelo jornalista João Sorima Neto, destaca a ascensão das redes regionais de supermercados no Brasil e como elas vêm transformando o cenário do varejo alimentar.
Em sua análise, o executivo observa que o setor supermercadista tem sido uma das vertentes mais desafiadoras do varejo em termos de estratégia de crescimento. A alta nos preços dos alimentos pressiona o orçamento das famílias e intensifica a busca por alternativas de compra. “O consumidor tem buscado formatos e bandeiras que oferecem o melhor custo-benefício, que entregam mais por menos. Isso explica o crescimento dos atacarejos, por exemplo”, afirma.
Este movimento ajuda a explicar a rápida expansão de redes como Assaí, Mateus e Supermercados BH, que se destacam por uma atuação próxima das comunidades onde estão inseridas e por estratégias logísticas eficientes.
Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.