Conteúdo atualizado em 13/02/2025 por Kate Moraes

Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, foi entrevistado para a reportagem “País terá 17 novos shopping centers em 2025”, publicada pelo Estadão, hoje, dia 12. Na matéria, assinada por Lucas Agrela, o executivo aborda o crescimento do setor de shoppings no Brasil e destaca a importância de uma análise cuidadosa dos números, apesar da aparente recuperação do setor. Marinho aponta que, embora o faturamento de 2024 tenha sido positivo, o crescimento foi abaixo da inflação e menor do que o inicialmente projetado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Ele também ressalta que as vendas estão cada vez mais concentradas nas grandes redes de varejo, deixando os pequenos varejistas em uma situação mais difícil.

Em sua análise, o diretor destaca que o aumento no número de consumidores nos shoppings, que cresceu mais que o faturamento de vendas em 2024, reflete uma mudança no perfil do consumidor. Como resposta a esse novo comportamento, os shopping centers estão ampliando a oferta de serviços, como a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos. A Allos, por exemplo, anunciou que vai instalar esses pontos em 13 unidades ao longo de 2025, aproveitando o aumento da frota de veículos elétricos no País.

Apesar dos desafios apontados, Marinho vê com otimismo o futuro do setor e a chegada de novos empreendimentos em 2025. Ele reforça que a inauguração de shoppings continua a ser vista como um símbolo de progresso nas cidades brasileiras.

Leia a reportagem completa no Estadão.

Autor(a)

  • Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França. Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.

    Ver todos os posts
Relacionado  Meio&Mensagem: a singularidade do Rockefeller Center na NRF

Conteúdos relacionados

O Globo: Fim da jornada 6x1 teria impacto negativo no PIB de até 16%, diz estudo
Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, participou da reportagem...
Leia Mais
Estadão: Nestlé investe R$ 1,2 bi na América Latina em produtos, serviços e cafeteria, sendo metade no Brasil
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, foi entrevista pela jornalista...
Leia Mais
Estadão: Aramis aposta em ‘moda inteligente’ com loja da marca Urban para faturar R$ 1 bi em 2026
Cecília Rapassi, sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, deu uma entrevista...
Leia Mais
Ir para o conteúdo