Conteúdo atualizado em 14/03/2025 por Kate Moraes

Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, foi entrevistado para a reportagem “Além das vitrines: shoppings deixam de ser só centros de compras e investem em bem-estar”, publicada no jornal O Globo no último dia 3 de março. Na matéria, assinada pela jornalista Ana Flávia Pilar, Marinho compartilhou sua visão sobre a transformação dos shoppings nos últimos anos. Ele destacou como os espaços comerciais passaram a incorporar serviços de saúde, bem-estar, academias e até mesmo educação, se afastando da antiga imagem de centros de compras tradicionais. Como ele mesmo afirmou:

— Antigamente, você encontrava uma lavanderia, no máximo uma manicure, chaveiro e lotérica. Era isso. Agora temos saúde e bem-estar, academia, farmácia, educação. Mudou bastante. Alimentação, serviços e entretenimento lideram esse avanço, e tudo que diz respeito a cuidados pessoais vem correndo por fora — diz Marinho.

A transformação do modelo tradicional de shopping se acelerou principalmente após a pandemia. Além de lojas de moda, que perderam espaço, os shoppings passaram a investir em segmentos como saúde, bem-estar, academias e serviços diversos. Esse movimento reflete a mudança de comportamento dos consumidores, que buscam mais do que apenas produtos: eles querem experiências completas.

Ao longo da reportagem, outros especialistas, como Patrícia Siebra, diretora de Operações da Buddha Spa, reforçam o crescimento do setor de bem-estar nos shoppings. O fenômeno também é destacado por empresas como a Multiplan, que reformulou diversos shoppings para se alinhar com as novas demandas do consumidor, priorizando gastronomia, lazer e conveniência.

Estas mudanças refletem um novo olhar sobre o espaço comercial, em que a experiência do consumidor e o foco no seu bem-estar são as prioridades. E é essa transformação contínua que está moldando o futuro dos shoppings no Brasil.

Relacionado  PEGN: 7 tendências do varejo para 2024

Para conferir a reportagem completa e entender como os shoppings estão se reinventando para atender as novas necessidades do consumidor, convidamos você a acessar o O Globo.

Autor(a)

  • Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França. Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.

    Ver todos os posts

Conteúdos relacionados

O Globo: Fim da jornada 6x1 teria impacto negativo no PIB de até 16%, diz estudo
Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, participou da reportagem...
Leia Mais
O Globo: consumo de bebidas funcionais cresce no Brasil. Fazem bem para a saúde? Especialistas comentam
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, foi entrevistada para a...
Leia Mais
O Globo: Krispy Kreme terá 1ª loja-conceito no Brasil, vizinha à Faria Lima e com fábrica de donuts 24 horas
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, foi entrevistada pela jornalista...
Leia Mais
Ir para o conteúdo