Conteúdo atualizado em 30/01/2025 por Kate Moraes
Ontem, dia 29, Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, deu uma entrevista ao vivo para o Jornal Agora da Times Brasil (CNBC), onde compartilhou sua visão sobre as tendências do varejo, a NRF Retail’s Big Show e o Retail Trends Pós-NRF, evento organizado pela Gouvêa Experience, realizado no último dia 28 em São Paulo.
Durante a entrevista, o executivo destacou a presença de 2.500 brasileiros em Nova York para a NRF, ressaltando a importância do evento para discutir as perspectivas futuras do varejo, especialmente diante do cenário de incertezas globais. Ele mencionou que, com a pressão da inflação, especialmente nos alimentos, o comportamento de consumo está sendo impactado, o que exige uma visão mais global e estratégica por parte dos empresários brasileiros.
Ele também falou sobre a transformação estrutural do varejo, caracterizada pela evolução do ponto de venda para plataformas de soluções integradas, que incluem produtos, serviços, meios de pagamento, experiência, informação, conhecimento e relacionamento. Gouvêa citou exemplos de grandes empresas como Walmart, Carrefour, Magalu e Mercado Livre, que estão expandindo suas ofertas e incorporando inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a competitividade.
O diretor também comentou o impacto da inteligência artificial no varejo e no mercado global, destacando o papel da China e da Coreia como fontes de inspiração, devido à velocidade com que essas economias estão adotando tecnologias digitais. Ele ressaltou a importância de equilibrar a incorporação da tecnologia com o toque humano, especialmente no Brasil, onde a conexão humana é um diferencial importante no atendimento ao cliente.
Outro ponto abordado foi o desafio da falta de mão de obra nos setores de varejo e hospitalidade, que tem afetado tanto o mercado global quanto o local. Marcos Gouvêa destacou também a resiliência e flexibilidade do varejo brasileiro e apontou a necessidade de incorporar uma visão estratégica de longo prazo, tanto no setor privado quanto no país.