Conteúdo atualizado em 31/01/2025 por Kate Moraes

Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, escreveu um artigo para o Meio&Mensagem diretamente da NRF Retail’s Big Show. Em seu texto “Do Buzzword à realidade”, ela compartilha suas impressões sobre como a inteligência artificial está deixando de ser apenas uma palavra da moda para se tornar uma ferramenta real e transformadora no setor de varejo.

De acordo com Cristina, o tema de IA foi um dos mais discutidos no evento, e a palestrante Azita Martin, VP da NVIDIA, desafiou a visão de IA como uma mera “buzzword” ao apresentar aplicações práticas e a importância do investimento em infraestrutura e captação assertiva de dados. Isso é essencial para que a IA realmente contribua para os negócios e traga resultados significativos.

A personalização da experiência do cliente surge como o maior desafio para o varejo, e Cristina destaca que não se trata apenas de adicionar o nome do cliente em um produto, mas sim em criar ofertas que realmente atendam aos desejos e necessidades dos consumidores. Nesse contexto, a evolução digital de marcas como Cracker Barrel, Starbucks e Levi’s foi debatida em diversos painéis do evento.

Cristina ainda destacou o foco nas gerações Z e Alpha, que possuem uma maturidade digital maior e, portanto, exigem um varejo mais avançado tecnologicamente. O maior desafio, segundo ela, é manter o foco nos desejos desses consumidores e estar preparado para acompanhar suas expectativas.

A jornada da inteligência artificial no varejo está apenas começando, mas já podemos ver que as soluções digitais estão ganhando espaço e se tornando peças-chave para a evolução do setor.

Leia o conteúdo completo no link.

Autor(a)

  • Kate Moraes é assessora de imprensa e produtora de conteúdo da Gouvêa Ecosystem. Formada em jornalismo pela PUC-Rio, com MBA em Marketing, tem mestrado em Gestão Internacional pela Université Pierre-Mendes, na França. Ao longo de sua carreira, trabalhou com comunicação e eventos, atuando nas áreas de Construção Civil, Educação Internacional, Logística, Resseguro, Saúde, Tecnologia, Telecomunicações, Terceiro Setor e Varejo.

    Ver todos os posts
Relacionado  Folha de São Paulo: como a indústria de alimentos e bebidas agrega valor ao foodservice

Conteúdos relacionados

Meio&Mensagem: Marcas chinesas avançam no Brasil e investem em produção local
Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting, participou da reportagem “Marcas...
Leia Mais
O Globo: consumo de bebidas funcionais cresce no Brasil. Fazem bem para a saúde? Especialistas comentam
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, foi entrevistada para a...
Leia Mais
Estadão: Nestlé investe R$ 1,2 bi na América Latina em produtos, serviços e cafeteria, sendo metade no Brasil
Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, foi entrevista pela jornalista...
Leia Mais
Ir para o conteúdo